terça-feira, 5 de novembro de 2013

Peru (dia 1) - A Caminho de Cusco

Nossa viagem começou bem cedo! E quando eu digo cedo é de madrugada mesmo.

Na noite anterior o Vitor tentou tirar um cochilo e eu tentei segurar o Heitor acordado o máximo possível, mas meia-noite ele não aguentou mais e apagou. O Vitor acordou e foi pegar o Tácito e Andréa no aeroporto, já que o vôo deles chegou em Rio Branco 1 hora da manhã. Todos ainda dormimos/cochilamos até as 3:30h da manhã, quando levantamos e começamos a colocar as malas no carro. Consegui pegar o Heitor da cama e colocá-lo dormindo na cadeirinha. As 4:10h da manhã, ainda escuro e, por incrível que pareça,  frio (sim, as vezes faz frio em Rio Branco, normalmente quando eu viajo - afe! rsrsrs), saímos de casa para começar a nossa viagem.

Eu já tomei logo 2 comprimidos de dramin para não enjoar e como o Heitor estava dormindo não me preocupei dele ficar enjoado. Pegamos um trecho de estrada  bom saindo de Rio Branco e logo um trecho piorzinho até chegar em Brasiléia, fronteira com a Bolívia (até aí 2 horas e meia de trajeto). Passando de Brasiléia pegamos um trecho de estrada muito ruim, isso diminuiu um pouco nossa velocidade na estrada. Mais 1 hora e meia no carro e chegamos finalmente em Assis Brasil, na divisa com o Peru.

Ja estávamos há 4 horas dirigindo do desde que saímos de casa. Passamos primeiro na policia federal no Brasil para registrar a saída do Brasil, abastecemos e paramos na Imigração do Peru para marcar nossa entrada no país. Entre apresentar passaportes, receber autorização de entrada, conseguir autorização para o carro circular no Peru e trocar reais por soles perdemos pouco mais de 1 hora.

O Heitor acordou (na verdade tivemos que acordá-lo) quando passamos pela fronteira. Logo que acordou ele já começou a tagarelar, perguntou onde estávamos e eu disse que estávamos indo para Machu Picchu. Aí ele ficou revoltado e disse: "eu não quero ir pra Machu Picchu, eu quero ir pra Londres"! Kkkkk. Boa...nós tbm, filho!
 
Saindo de casa!

Já em terra peruanas, Tácito assumiu o volante para o Vitor descansar. Mais 3 horas de uma estrada muito boa e perto das 12:00 de lá (GMT -5, duas horas a menos que brasília, 1 a menos que o Acre) chegamos em Puerto Maldonado. Até então nós ainda não sabia se íamos mesmo de avião ate Cusco ou se continuaríamos Andes acima até Cuzco. Explico! Compramos a passagem no site Peruano da Lan e na hora de tirar as passagens eu não vi que o preço maravilhoso que achamos (60 dólares ida e volta Puerto Maldonado - Cusco) era válido somente para peruanos e residentes no Peru. Para embarcar nós poderíamos ter de pagar uma multa de 170 dólares por pessoa. Indo de carro ficaria muito mais em conta, porém mais cansativo já que seriam mais 6 ou 7 horas subindo os Andes. Tudo ia depender da nossa sorte na hora do check-in.
 



Quando chegamos no micro aeroporto de Puerto Maldonado, fizemos nosso check-in ainda sem saber se nos cobrariam a multa, mas ninguém cobrou nada. Alívio! Deixamos o carro na guardiania do aeroporto (30 soles/dia para guardar o carro numa área cercada, etc etc) e fomos procurar o que comer. Estávamos todos morrendo de fome, mas não tinha nada decente pra comer no aeroporto. Como o vôo era curtinho resolvemos esperar para comer em Cusco. O vôo foi tranquilo e muito rápido, chegamos em menos de 1 hora. E a vista do avião é linda.

Nossas malas chegaram bem rápido e pegamos um taxi (30 soles) do aeroporto ate o nosso hotel. Nos hospedamos no Awkis Dream, pagando 60 dólares na diária, não foi exatamente barato, mas o hotel era bom, bem localizado, limpo e seguro, o quarto era grande, tinha internet, frigobar no quarto e café da manhã, então acho que valeu a pena.

Aeroporto de Puerto Maldonado


Esperando o embarque (estava um friozinho gostoso)





Vista linda.

Nosso quarto.


Área do hotel.

Só trocamos de roupa e fomos atrás de um restaurante, desesperados de fome. Achamos um restaurante meia boca perto do hotel e foi lá mesmo que paramos (nem sei se tinha nome, não vi placa nenhuma). Vitor e Tácito resolveram experimentar uns pratos diferentes, pediram uma sopa de quinoa, carne de alpaca e  carne de porco. Já eu, Heitor e Andrea preferimos não arriscar, pedimos um frango a milanesa, que estava bem "mais ou menos", mas a fome era tanta tudo estava descendo bem. kkkkkkkk

Como já tinham nos recomendado, voltamos para o hotel para descansar. Todos falam muito sobre o mal da altitude ou soroche. E a dica principal que recebi foi "descansar (dormir) assim que chegar". O Vitor ainda tomou uns 4 copos de chá de coca, mas eu e o Heitor não tomamos. Todos desmaiamos quando encostamos na cama. Dormimos quase 3 horas.

Acordamos ainda cansados, mas bem. Eu não acho que tenha sido por causa da altitude, eu já estava gripada e com crise de sinusite e o Heitor estava com tosse e catarro, então continuamos com os mesmos sintomas. Acordamos com aquela vontade de continuar na cama. Minha maior preocupação era o Heitor que não aceitou o chá de coca e também não ficava quieto um segundo, mas ele ficou 100%!!!
 




Nos arrumamos, encontramos Tácito e Andrea e saímos para jantar. Fomos ate a Plaza de Armas e ficamos encantados. À noite, com as luzes, a  praça fica linda. Ficamos conversando, tirando fotos, rindo! Programinha gostoso, sem pressa. Tinha muitas vendedoras na praça e isso incomodou um pouco, elas tentavam nos vender toucas e luvas, e eram bem insistentes (muitas delas com crianças pequenas penduradas nas costas). O clima estava bem gostosinho, frio para usar casaco, mas nada que estivesse incomodando.










Resolvemos jantar no El Meson. Pedimos muuuuita comida. Tácito, Andrea e Vitor pediram sopa de entrada, mas eu preferi ficar só no prato principal. Tinha peixe grelhado, carne de alpaca e espagueti aos 4 queijos. E de sobremesa bolo de chocolate com sorvete de creme! Mais um pouco de comilança e voltamos pra casa rolando. rsrs. O Restaurante é maravilhoso, nós recomendamos!

Quando saímos já estava bem frio, Heitor começou a reclamar, estava fazendo uns 3 graus, e decidimos encerrar a noite. Já eram 22:30h e ainda estávamos todo exaustos.  Nosso taxi de volta custou 5 soles (muito barato)!

Depois disso, cama!!!











2 comentários:

  1. Mais uma viagem em que o Heitor interage. As fotos estão ótimas.

    ResponderExcluir
  2. Porque escolher Peru para sua próxima viagem?
    Cada dia as pessoas se perguntam para onde quiserem viajar na sua próxima férias. Convido-lhes a visitar Peru. Um país mágico e incomparável que durante os últimos anos teve uma evolução favorável a nível econômico, cultural, social e turístico.
    As razões de porque deveria visitar Peru é porque possui uma das 7 maravilhas do mundo moderno, Machu Picchu, a cidadela perdida dos Incas do século XV que foi descoberta no século passado, você visualiza a harmonia da natureza junto com o trabalho perfeito logrado na sua arquitetura.

    Por outra parte a riqueza natural e cultural do Peru é diversificada e que tudo o mundo pode apreciar em suas manifestações culturais expressadas em seu folclore, gastronomia, costumes e tradições que ainda os peruanos preservam além do que a modernidade muda tudo o jeito de vida
    Sim alguém precisa de mais informações visite nosso site: http://www.viagensmachupicchu.com.br
    Boa viagem!!

    ResponderExcluir