domingo, 19 de maio de 2013

Brasília - para crianças!!!


O Viagens da família Lares foi criado para contar as nossas viagens aos amigos e família! Mas depois de um tempo, além dos relatos, comecei a escrever dicas sobre Disney e sobre viagens com crianças!

E trocando dicas com várias mamães viajantes, percebi que seria legal escrever uma série de posts sobre Brasília! Embora a cidade seja a nossa casa (e não um destino de viagem), muitas outras pessoas podem aproveitar as dicas caso venham conhecer a cidade com os filhos!

E vai ser também um "momento despedida", já que vamos nos mudar no meio do ano (eu vou sentir saudade)! Mas não vou entrar em detalhes agora, conto tudo sobre a mudança depois!

Eu nasci e cresci em Brasília e tenho que confessar que nunca dei muita atenção aos pontos "turísticos" da cidade, afinal nada disso era novidade ou mesmo diferente para despertar alguma curiosidade! Confesso que só entrei no Congresso Nacional quando tinha 21 anos! Rsrsrs. Muitos outros passeios eu fiz quando era criança/adolescente e outros eu e o Vitor fizemos 1 ou 2 vezes há muito tempo e sempre ficamos naquela "ah, depois a gente volta" e esse depois nunca chega! Rsrsrs.

Para começar vou falar de alguns passeios bem bacanas para quem vem para Brasília com crianças!


Parque da Cidade - Sarah Kubitschek

O Parque da Cidade é o maior parque de Brasília, é todo arborizado, tem pista de caminhada, patinação e ciclismo, muito espaço livre para piquenique e até um centro hípico! Tem um lago artificial com vários patos e peixes e as crianças costumam ficar em cima da ponte jogando pedacinhos de pão para os patos, é uma festa! Tem um parque de areia com alguns brinquedos chamado Parque Ana Lídia e um Parque de diversões chamado Nicolândia, que o Heitor adora!


Lagoa dos patos!


Nicolândia!

Existem ainda em Brasília alguns outros parques e espaços naturais bem legais, nem todos o Heitor conhece, alguns eu fui quando era mais nova, antes mesmo de conhecer o Vitor! São eles: Parque Olhos d'Água na Asa Norte, Parque de Águas Claras (que nós vamos bastante porque é perto da nossa casa), Parque Nacional de Brasília, conhecido com Água Mineral (que tem uma vegetação abundante e uma grande piscina, mas fica muito cheio no fim de semana) e o Jardim Botânico (que eu fui há muito tempo e parece que reformaram e está bem legal agora, preciso voltar lá)! Eles são um pouquinho mais afastados do centro de Brasília, então até mesmo nós, que moramos aqui, quando escolhemos um parque, normalmente é o Parque da Cidade!

Água Mineral


Jardim Botânico



Torre de TV

A Torre de TV tem um mirante com vista panorâmica para a Esplanada dos Ministérios, parque da Cidade e boa parte do Plano Piloto! A vista é linda e fica a 75 metros de altura! Costuma ter fila para subir no fim de semana!



Aos pés da Torre, funciona a Feirinha de artesanatos e comidas da Torre! E é comum ver crianças e adultos soltando pipa no fim de semana!
Site da Feira da Torre:
http://www.feiradatorredf.com.br/



Zoológico de Brasília

O Zoológico de Brasília é enorme, tem uma área verde gigantesca, o que por um lado é bom porque as crianças tem espaço para brincar e correr e é muito comum as pessoas sentarem para fazer piquenique; por outro lado, os animais ficam muito distantes uns dos outros, temos que andar demais! As vezes é bom até pegar o carro e parar um pouco mais a frente! Esse espaço verde todo acaba dando ao zoológico a aparência de Parque!
O zoológico estava bem abandonado, mas recentemente foram feitas algumas reformas e está ficando bem legal (embora ainda tenham algumas áreas que estejam em manutenção)!
O Heitor adora o zoológico! Tem muitos animais, mas algumas áreas, como as dos felinos, deixam um pouco a desejar por conta de dificuldade de visualizar, principalmente para as crianças! Outras áreas são bem legais, tem elefantes, girafas, rinoceronte, hipopótamos, felinos diversos, muitos pássaros, répteis e macacos!
Vale a pena destacar o borboletário, que é uma graça!
http://www.zoo.df.gov.br/






Pontão do Lago Sul

O Pontão é um centro de entretenimento com restaurantes e lojas! O local é lindo, muito bem cuidado, com uma jardinagem incrível, na beira do Lago Paranoa...perfeito para tirar lindas fotos! Nós até tiramos fotos do Heitor ainda dentro da barriga! E depois voltamos mais vezes!
http://www.pontaodolagosul.com.br/pontao/home




E falando de ter uma linda vista da cidade e do Lago Paranoá, a Ermida Don Bosco e a Ponte JK são outros destinos a incluir no roteiro!

Ermida Dom Bosco
Ponte JK
Há ainda diversos shoppings em Brasília, os cinemas sempre fazem sucesso com a criançada e as áreas com jogos e brinquedotecas também são uma ótima opção! Alguns shoppings contam com programação infantil e exposições!
Eu recomendo o Parkshopping e o Iguatemi! São os mais bonitos e gostosos de passear com as crianças!

Exposição sobre os Maias no Parkshopping!

E para os baixinhos que curtem teatrinho, peças e exposições, vale a pena visitar o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil)!
http://www.bb.com.br/portalbb/home22,128,10170,0,0,1,1.bb?&codigoMenu=9906

O site Roteiro Baby faz uma publicação semanal com todas as atrações voltadas para as crianças no fim de semana de Brasilia com informações completinhas! Vale a pena dar uma olhada!
http://www.roteirobaby.com.br/

Eu acredito que com crianças esses são os melhores passeios para se fazer em Brasília!
Eu espero não ter esquecido muitas coisas!

Mas as dicas não param por aqui, vou voltar com mais alguns posts! Sobre roteiros "cívico e religioso" e algumas dicas de restaurantes e eventos especiais!

4 comentários:

  1. Muito bom o post Michely!!! E é sempre assim, nós sempre "valorizamos" os lugares que não conhecemos, os pontos turísticos da nossa cidade acabam passando despercebido... hehehe
    Fui pra Brasília em Abril com a minha filha e adorei conhecer a cidade, nem achei que iria gostar tanto!! rs
    Com certeza quando tiver perto da sua mudança vai te dar uma vontade louca de sair visitando td por aí e tirar fotos para guardar de lembrança!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mãe da Loly, muito obigada! É bem isso mesmo! Já estou quase em processo de mudança e pensando onde ir passear com o Heitor para passear aqui em Brasília em clima de despedida! rsrs

      Excluir
  2. Qual o melhor clube pra ir com criancas? Meu pai foi socio da AABB ha mais de 20 anos atras e nem me lembro mais como é. Por exemplo, qual clube tem bons parquinhos e toboaguas?
    Obrigada,
    Annabelle

    ResponderExcluir
  3. Para mais informações sobre programação cultural e o que fazer em Brasília com crianças, acessem www.roteirobaby.com.br

    ResponderExcluir