sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Dicas de como montar um roteiro (Orlando)!

 
Para fazer uma boa viagem para Orlando, é importante montar um roteiro da sua viagem garantindo ir nos parques nos dias de menor movimento, assim você evitas filas enormes e curte muito mais o parques e as diversas atrações e shows! Para isso existem sites que nos ajudam com essa tarefa! Pode parecer complicado no começo (afinal são vários sites para pesquisar), mas não desanime, vale a pena se programar direitinho para aproveitar bem a viagem!
 
Os parques normalmente ficam mais cheios no fim de semana, então é interessante que os dias de compras (outlets e lojas de departamento) sejam reservados para sábado ou domingo.
 
Para que vai com crianças é interessante intercalar parques que fecham mais tarde com parques que fecham cedo, assim não fica muito cansativo. Os paques que fecham tarde são Magic Kingom, Epcot e Hollywood Studios. Os parques que fecham cedo são Animal Kingdom, Islands of Adventure, Universal Studios, Sea World e Busch Gardens. Isso em época de baixa e média temporada. Época de alta temporada, a maioria dos parques fecham bem mais tarde! Os parques aquáticos também são ótima opção para dias de descanso.
 
 
Então vamos começar...
 
No site oficial da Disney verifique o calendário dos parques:

É só selecionar o parque (MK, EP, AK ou DHS) e clicar em "calendar" em uma coluna que fica a esquerda. Assim que abrir o calendário, selecione o mês da sua viagem (a Disney libera o calendário com 6 meses de antecedência). No calendário terá os horários de funcionamento de cada dia do mês e os dias que tem EHM (são horários em que o parque fica aberto somente para hospedes dos hotéis da Disney). Para ver os horários dos shows é preciso verificar dia por dia, é só clicar no dia que vc planeja ir ao parque que uma nova página vai abrir com os shows.

Então a dica principal sobre os parques da Disney é essa: Quem se hospedar em hotéis da Disney pode ir aos parques em dias de EHM (Extra Hora Mágica) e curtir alguns horas a mais de parques. Mas que for se hospedar em hotéis fora do complexo Disney, evitem esses dias de EHM, pois são dias em que os parques ficam bem cheios!

Links para os calendários dos parques:
Magic Kingdom
Epcot
Disney Hollywood Studios
Animal Kingdom


Nos sites dos demais parques do Orlando, verifique o calendário dos parques e horários de shows:

Para verificar os horários de funcionamento dos parque Islands of Adventure e Universal Studios, verifique o link abaixo:
 
Para verificar os horários de funcionamento e horários dos shows dos parques Sea World e Busch Gardens, verifique os links abaixo:
 
 
Existem 2 sites muito bons que ajudam na hora de montar o roteiro, com ele podemos ver os melhores dias para ir em cada parque, selecionando os dias de menor movimento. São eles:
 
  • Undercover Tourist:
Na tabela do site undercover Tourist é possível ver os melhores dias da semana para ir em cada parque de Orlando. Os parques marcados na cor vermelha são os não recomendados (mais cheios no dia), os parques marcados na cor amarela estão com lotação média e os parques marcados na cor verde são os recomendados para o dia (vazios).
Mas não há informações sobre horários de funcionamento, EHM nem shows (para isso ver os sites oficiais).
Para verificar, clique aqui.
 
  • Touring plans:
No site do Touring Plans é possível verificar os melhores dias do mês para ir em cada parque da Disney (somente Disney). Para ter acesso completo ao site é preciso pagar pouco mais de 10 dólares para usar por 1 ano.
Para verificar, clique aqui.
 
 
Algunas dicas gerais:
  • Evite os parques no fim de semana. Se não for possível, dê preferência para seguir a tabela do Undercover Tourist (que seria AK ou parques da Universal no fim de semana).
  • Magic Kingdom: Os melhores dias são terça, quarta e sexta. Evite segunda-feira  e fim de semana.
  • Busch Gardens e Sea World: É bom ir de segunda a quinta, depois fica bem cheio.
  • Epcot: Sexta não é um bom dia para o Epcot, mas quinta costuma ser um dia bem vazio.
  • Hollywood Studios: Cheguei a conclusão que esse parque se divide em: Dia com Fantasmic (show): sempre cheio. Dia sem Fantasmic: mais vazio.
 
Bom, acho que é isso! Os sites são uma referência para evitar parques muito cheios, mas não é uma garantia! Pode ser que um dia ou outro determinado parque esteja cheio quando era previsto estar vazio, mas não é o comum acontecer! Acho interessante sim seguir essas dicas para aproveitar melhor a viagem!
 
Outra coisa importante, essas dicas funcionam muito bem para épocas de baixa e média temporada. Em época de alta temporada, não tem como fugir dos parques cheios, então a primeira coisa a fazer é escolher a melhor época para a sua viagem! Para isso veja o post "Quando ir".

5 comentários:

  1. ADOREI! Já estou tentando montar meu calendário de viagem conforme essas dicas, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Michely, vc costuma confirmar se esses horarios de parque e shows mudaram qd chega perto da viagem? Estou montando meu roteiro 2 meses antes, será q muda algo até lá? Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Ameii !! Orlando e um lugar muito lindo e achei muitas informações vou começar a montar meu roteiro tenho medo de avião mas acho q da pra superar michely mim conte a sensação de andar de avião vou com a família espero q seja uma viagem super divertida mas acho q vou passar poucos dias uns 9 a 11 será q e um tempo bom pra conhecer os parques o shopping e etc e aproveitar cada momento dessa viagem.

    ResponderExcluir
  4. Cade a resposta michely e como eu faço pra entrar em contato com vocês para montar o roteiro ? Me responda por favor obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, eu não trabalho com turismo nem monto roteiros! Escrevo o blog somente para compartilhar experiencias e dar dicas. Com os links que tem no post, acredito que vc consiga montar um bom roteiro! Mas se ainda tiver interesse em comprar um roteiro personalizado, acredito que algumas das minhas amigas que trabalham com turismo possam fazer! 😉 Se tiver interesse me avisa que eu passo os contatos! Abraço, Michely

      Excluir