sexta-feira, 4 de junho de 2010

Egito (relembrando) - Sobre o Egito

O Egito é um lugar interessante, completamente diferente, exótico e com culturas por vezes irritantes. O Egito tem belezas naturais de tirar o fôlego, tem construções monumetais de deixar qualquer um de queixo caído, mas também tem os vendedores mais irritantes que ja conheci e o trânsito mais louco que alguém pode imaginar!
O dinheiro lá é a libra egípcia, não vale nada (se não me engano 1 libra valia 0,30 centavos de real). E o mais interessante é que as notas tem tamanhos diferentes, para que nunca viu isso, é interessante.
Lá vemos policiais armadas por todo canto, alguns parecem nem perceber que tem uma arma na mão. Vimos um jovem que apoiava a cara na arma! Loucura!
O comercio é um caos a parte. Para quem gostar de barganhar é o céu, para quem gosta de comprar em paz sem gente enchendo o saco, é um inferno! Os vendedores nos abordam em qualquer lugar e não param enquanto você não comprar o que eles querem vender! Se você dá as costas e vai embora, eles seguem por alguns metros ainda insistindo! Completamente irritante e cansativo!
O trânsito é completamente louco....pense no transito do São Paulo, só que com motoristas que não usam seta e não respeitam qualquer regra de trânsito (isso são todos os motoristas) e acrescente o barulho de buzinas (eles buzinam para tudo...para cumprimentar, alertar, avisar que estão entrando na frente de outro carro). Os carros são todos velhos e caindo aos pedaços, os taxis vão pelo mesmo caminho. Os taxímetros não funcionam, o valor é dado pelo motorista e tomem cuidado pois eles costumam aumentar o valor da corrida quando chegam ao destino.
Muito cuidado com a água que se bebe lá. A dica é nunca beber nada feito com a água do Egito e sim usar água de garrafinha (que sempre vem de outro país). Nas lojas eles costumam oferecer chás, sucos e refrigerantes. Só aceitem refrigerantes! O Vitor passou muito mal por ter tomado um chá. A água deles faz muito turista ficar mal (diarreía e vômito). Nós usavamos água de garrafinha até para escovar os dentes!
Não aceitem favores dos árabes. Quando eles se oferecem para tirar uma foto sua não pelo bom coração e boa vontade deles. Depois que eles tiram a sua foto, eles estendem a mão pedindo a gorjeta, e eles não querem pouco não! Fazem cara feia, pedem mais e ainda saem reclamando! E não é só para tirar foto. Eles tiram proveito de tudo. No banheiro sempre tem alguém pegando o papel toalha para você, na rua sempre tem alguém abrindo a porta do seu taxi, nos Templos sempre tem alguém oferecendo ajuda...e em todos esses casos ja prepare a gorjeta!
O Egito é um local mágico, os Templos são lindos, o museu é imperdível....a viagem é fantástica. Mas estejam preparados para uma aventura quando se trata de trânsito, água, compras, vendedores e gorjetas! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário